terça-feira, 28 de agosto de 2007

Fama versus sabedoria : O perigo da fama no caminhar do homem de Deus

A mídia atualmente coloca em destaque alguns ícones que imediatamente passam a ser adorados, imitados e até julgados. Podendo ser um jogador de futebol, um ator e até mesmo um representante de igreja. Mas que perigo há por detrás da fama? O alcance da fama é algo que pode tirar do bom caminho até a pessoa bem intencionada, justa e competente? Adorar a Deus, propagar a Palavra e ao mesmo tempo ser famoso pode ser prejudicial?

Em entrevista exclusiva o Pastor César de Andrade da Igreja Batista Favo de Mel explica em detalhes esta delicada relação.

Portal Melodia - A religião e a fama são coisas conciliáveis?
Pastor César - Parece que não tem nada a ver uma coisa com outra, porque quando você fala em religião a Luz da Bíblia, a religião pura é você amparar o órfão e a viúva nas suas necessidades. Então não vejo correlação. Hoje estamos vivendo um período de modismo que é diferente, que ser evangélico dá um certo status. Mas quando você volta para o que verdadeiramente significa o evangelho, não há status, porque normalmente as coisas extraordinárias do evangelho são feitas a sós, em uma relação intima com Deus, não tem nada, absolutamente nada a ver com a fama. Até porque no mundo do evangelho a estrela deve ser Jesus, toda honra e glória para Ele. Se você entender que a fama é uma dimensão da honra é para Ele, então não me parece condizente esta relação fama e religião.

Portal Melodia - O que há de mais perigoso para o cristão em se tornar famoso?
Pastor César- É não ter a percepção que Jesus deve ser a estrela maior, isto tem acontecido hoje em dia. Nós ficamos conhecidos e há um grau de naturalidade de satisfação pessoal. Tudo mundo gosta de ser conhecido e reconhecido, isto é natural. Quando isto ultrapassa o estágio do natural é que começa o risco. A Bíblia diz que Deus não divide sua glória com ninguém. Toda honra e glória para Ele. Por mais famoso que alguém seja, ele jamais perderá a qualidade de servo nele. E o servo por melhor que seja jamais conseguirá ocupar o lugar de primazia do Senhor. É perigoso quando a pessoa que adquiriu fama usa indevidamente a fama, tenta tirar o proveito dela. Isto tem sido muito comum no meio evangélico. Nós não podemos nos esquecer que um dia teremos que prestar contas. È perigoso a fama, na medida em que tentamos tomar o lugar de algo que não nos pertence, a honraria e a soberania de Deus.

Portal Melodia - È possível viver as vantagens do sucesso e se manter no caminho do Senhor ? Pastor César – Absolutamente sim. Até porque o homem foi feito para o sucesso. O projeto de Deus para o homem é que ele fosse um sucesso pleno, não haveria morte, pecado, doenças e tudo mais. Na sua natureza, o homem tem toda intimidade com o sucesso, o que faz esta deturpação dele querer ocupar o lugar de Deus, é sua natureza pecaminosa, é um vicio neste projeto. É como se fosse um vírus no seu computador e seu programa. O homem é um programa perfeito na ótica de Deus, ai vem o vírus (que é o pecado) e fez com que ele deturpasse isto. Mas é perfeitamente viável aquele transfere a honraria para Deus, conviver com o sucesso, tributando esse sucesso a quem é de direito, que é o próprio Deus.

Portal Melodia - O que devemos evitar ao pretender ser uma pessoa pública?
Pastor César – O homem nada é. O Rei Salomão já dizia : Todo homem é vaidade. Nós somos vaidade, no sentido de sermos passageiros, fúteis, limitados. É possível vivenciar o sucesso sem se desviar do caminho, sempre que reconhecer sua limitação e colocar sua limitação em confronto com a grandeza expressiva de Deus.

Portal Melodia - Os olhos de Deus estão mais voltados para aqueles que estão em posição de destaque, pelo fato deles serem exemplos ao povo?
Pastor César – Não. Os olhos de Deus estão voltados para onde estiver um coração quebrantado. O salmo 41 diz que este é um sacrifício agradável. Então não podemos fazer apologia do simples e desconhecido. Não podemos fazer apologia do simples e do desconhecido, Deus precisa de pessoas notórias com notoriedade pública, social, cientifica, econômica. Isto é importante. Não há preferência de Deus, ele precisa de todos para implementação e ampliação do seu Reino. Se aquela pessoa de projeção preservar a pureza do coração, irá ser tão importante quanto aquele simples que tem esta preservação. Existem pessoas nobres, famosas e de porte econômico que às vezes são muito mais simples que um pobre, não culto. A vaidade não está necessariamente na postura e na condição sócia, está no coração. É perfeitamente possível ter um rei simples e um súdito prepotente. Aquele que mantiver sua postura, reconhecer sua limitação e a grandeza de Deus, a este Deus prefere. Consideração final: Deus é Deus, não divide sua glória com ninguém. A maior estrela sempre deverá ser Jesus, porque afinal é esta estrela que brilha em todos aperfeiçoando nossos semblantes.

Fonte: Portal Melodia
Jornalista Karla Lopes

3 comentários:

Unknown disse...

CERTAMENTE QUE SIM! FAMA NADA É MAIS QUEÉ QUE VAIDADE. QUERER SER ESTRELA,CONHECIDA,BAJULADA. E O PIOR É QUE COM A VAIDADE VEM A ARROGANCIA.
ISSO É MUITO VISTO NO MEU AVANGELICO. PRINCIPALMENTE ENTRE OS QUE JAMAIS DEVERIAM MOSTRAR TAL COISA. OS QUE JAMAIS VÃO AS FAVELAS MAS MANDAM OS OBREIROS, ESTÃO SEMPRE BUSCANDO FORMAS MIRABULANTS DE CAMPANHAS E PESSOAS DENTRO DA IGREJA PRECIZANDO DE AJUDA SEJA FINANCEIRA , ESPIRITUAL . MINHA MAIOR ALEGRIA É SABER QUE DEUS NÃO É CEGO, E SUA JUSTIÇA É PARA SEMPRE. HOMENS E MULHERES QUE FAZEM DE SUA IMAGEM . MEIOS DE GUANHAR VOTO. CANTORES QUE VENDE-SE A POLITICOS EM PROPAGANDA POLITICAS. PESSOAS QUE FAZEM DO STATUS DADO POR DEUS . SLOGAM PARA ENTRAREM NO EMIO POLITICO. MULHRES QUE USAM PASSAGENS NA BIBLIA PARA SE APODERAREM DE TITULOS QUE JAMAIS TIVERAM DIREITOS. TD ISSO É VAIDADE . SIMPLISMENTE UMAS DAS MAS PERIGOSAS VAIDADES.

Unknown disse...

Eu gostaria muito de ver uma foto do pr César de Andrade. Onde posso ? Sou sua fã .(sem idolatria, claro! Sou sua admiradora. Melhorou?)

João disse...

Mas eu preciso do seu contato para manter contato para eu enviar a foto, mas eu tenho que procurar primeiro