terça-feira, 28 de agosto de 2007

Bíblia inspirada: Conheça a história da Palavra Sagrada

Todo cristão tem uma Bíblia na mão, mas poucos conhecem a história de sua origem, porque ela é dividida em Novo e Antigo Testamento. Mas qual é a mensagem principal do Livro Sagrado?

O Pastor Pedrão da Comunidade da Batista do Rio na Barra da Tijuca responde estas questões para o Portal Melodia.

Portal Melodia – Quem escreveu a Bíblia?
Pastor Pedrão – Foi Deus através do Espírito Santo. Foi escrita por homens, mas inspirados por Deus. Deus permitiu a liberdade do homem no seu pensamento e organizar de idéias, tanto que temos os evangelhos chamados sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) que eles contam a mesma história sob uma ótica diferente. Deus respeitou isto em cada um dos autores que hoje compõem a Bíblia Sagrada. Ela foi inspirada por Deus e escrita por homens.

Portal Melodia – Qual é a mensagem principal da Bíblia?
Pastor Pedrão – A Bíblia é cristocêntrica, pois vai de Gênesis a Apocalipse falando de Jesus Cristo. Começa no início falando da queda de Adão e Eva, dizendo sobre um que pisará a cabeça da serpente, já fazendo menção a Jesus Cristo. A Bíblia mostra o tempo todo esta revelação geral que é Jesus Cristo. A Bíblia é o registro da revelação de Deus.

Portal Melodia – Quanto tempo levou para a Bíblia ser concluída?
Pastor Pedrão – Algumas pessoas dizem que o antigo testamento teve o último escrito na época de Esdras e Neemias. Quando eles voltaram da Babilônia, há o retorno do povo. Os judeus tinham uma junta chamada de Sinédrio, eram 70 pessoas que se organizaram e montaram o Cânon Judaico, que era a história toda do Antigo Testamento. Depois no Novo Testamento, começou-se a escrever porque Jesus tinha morrido e os discípulos estavam prestes a morrer, então ficou a necessidade de ter algo registrado. O Espírito Santo inspirou os discípulos que começaram a escrever e assim tivemos o Novo Testamento, que foi ser fechado perto do ano 200. Tinha um homem Atanásio que era discípulo dos discípulos que já tinha definido os 27 livros. Não é como o livro o Código da Vinci que diz que quem definiu o livro foi Constatino. É mentira. O Novo Testamento foi definido nos 27 livros e tinha alguns pontos: Ser inspirado pelo Espírito Santo, deveria ser escrito por Apóstolos (testemunhas oculares) e aceitabilidade das igrejas (antes eram cartas normais que foram reproduzidas e muitas vezes falsas até pelos judeus, que queriam manter as tradições como a circuncisão). Tiveram alguns livros que demoraram um pouco mais para entrar no cânon como Hebreus, Apocalipse e I e II Pedro. Então definido os 27 livros, foi definido o Cânon Sagrado. Cânon quer dizer régua de medir. Cada livro que entrou foi profundamente examinado. Existiram vários livros que não fizeram parte da Bíblia.

Portal Melodia – Porque a Bíblia é dividida em Novo e Antigo Testamento?
Pastor Pedrão – O Antigo Testamento vem mostrando a revelação de Deus e a preparação. É a história do povo judeu até a parte em que retornam da terra prometida. É importante ressaltar que a Bíblia não está escrita em ordem cronológica. Então determinado profeta tem vínculo em outros livros. O Antigo Testamento vem com mais de 74 profecias de Jesus Cristo. O Novo Testamento é a confirmação de todas as profecias, mostrando que Jesus é realmente filho de Deus.

Portal Melodia - Como saber se a bíblia não foi adulterada quando fizeram sua tradução?
Pastor Pedrão – Uma das comprovações quem deu foi Deus. Porque em 1948 um pastor estava passeando em um local e jogou uma pedra em uma fenda, escutou um barulho de um vaso se quebrando, dentro do vaso havia o rolo do Mar Morto. Deus permitiu que em 1948 fosse descoberto o rolo do Mar do Morto. Os estudiosos queriam ver se a escrita estava igual a da Bíblia, então pegaram o livro de Isaías de hoje e era igual ao que estava. No próprio livro de João diz que nenhuma vírgula, nenhum ponto pode ser acrescentada a este livro, porque se temos hoje é porque Deus assim permitiu.

Portal Melodia – Como o cristão deve ler a Bíblia?
Pastor Pedrão – O cristão deve ler a Bíblia de duas formas: Uma forma de adquirir conhecimento e uma leitura na forma de meditação, tentando compreender. Acredito que pessoa tem que ler a Bíblia diariamente,não pode se abster, porque é um manual de regra e conduta. Tanto que a própria Bíblia diz: "Conhecereis a verdade e a verdade os libertará". Nós precisamos fazer um estudo sistemático e conhecer as escrituras.

Crédito: Portal Melodia
Jornalista Tatiana Cioni Couto

Nenhum comentário: